domingo, 5 de abril de 2009

AS IMAGENS APRESENTADAS SÃO BASTANTE INTERESSANTES.
NÃO É?
ESPERO DESPERTAR A SUA CURIOSIDADE. TE CONVIDO PARA ESTA VIAJEM...
MAS INTERESSANTE É TRABALHAR EM LUGARES ONDE AS PESSOAS ACHAM QUE VOCÊ ESTA MENTINDO (LESANDO). JOGAM PIADAS A TODO INSTANTE, COMO SE VOCÊ FOSSE UM ATOR E FINGISSE SENTIR DOR TODO O TEMPO.
É COMO SE A CULPA FOSSE SUA POR TER PROBLEMAS NA COLUNA.
VOU CONTAR UM POUCO DE MINHA HISTÓRIA...FIQUE ESPERTO...ESSA HISTÓRIA PODE SER A SUA TAMBÉM...SE NÃO ENTÃO FIQUE ESPERTO...
QUANDO VAMOS INGRESSAR NUMA FORÇA MILITAR (MARINHA, EXERCITO E AERONÁUTICA), MESMO AS AUXILIARES (POLICIA, BOMBEIRO, GUARDA MUNICIPAL, ETC...) ENFRENTAMOS UMA BATERIA DE EXAMES (MÉDICOS, FÍSICOS E PSICOLÓGICOS), ONDE SOMOS MAPEADOS MILIMETRICAMENTE.
CONSTATADA A MÍNIMA "ANOMALIA"(CÁRIE DENTÁRIA, ACNE, DENTES APINHADO, ETC...), NA VISÃO DELES, SEM CONTAR OS EXAMES DE SANGUE, FEZES, URINA, AUDIOMETRIA, VISTA, ETC... APRESENTADO O MENOR DOS MENORES PROBLEMAS, O CANDIDATO É CORTADO.

NÃO É?

SERÁ QUE ELES SÃO EXIGENTES AO EXTREMO QUANDO O MILITAR VAI PARA A RESERVA?
CONTINUE COMIGO....

QUANDO NOS APRESENTAMOS PARA INICIAR O CURSO, TEMOS A CERTEZA DE QUE ESTAMOS BEM, NÃO TEMOS NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE. É ELES QUE NOS PASSAM ESSA CREDIBILIDADE, AFINAL NOSSA VITALIDADE FOI TESTADA AO EXTREMO.

CERTO?!

INICIADO O CURSO, SOMOS LEVADO A CRÊ QUE SOMOS INVENSSÍVEIS. É A CHAMADA LAVAGEM CEREBRAL.

DE CERTA FORMA ELES ESTÃO CERTOS, AFINAL TEMOS A JUVENTUDE A NOSSO FAVOR. ENTÃO NOS OBRIGAM A CARREGAR PESO DE FORMA INCORRETA, A CORRER DE CALÇA E BOOT, IGNORANDO O CALÇADO INADEQUADO, SUBIR E DESCER MORRO COM MOCHILAS PESADAS MAIS O ARMAMENTO, CAMINHAR 12, 24 OU 36 KM PRO NADA. TUDO PELA PÁTRIA.

E NA NOSSA SAÚDE, COMO FICA?
NÃO SENTIMOS PORQUE SOMOS JOVEM....
É MUITO COMUM A ESCOLIOSE SURGIR NO INÍCIO DA ADOLESC NCIA, QUASE SEMPRE SEM SINTOMA ALGUM. O JOVEM NÃO SENTE DOR NEM INCÔMODO ALGUM DEVIDO A ESCOLIOSE. NA MAIORIA DOS CASOS A ESCOLIOSE SÓ COMEÇARÁ A INCOMODAR APENAS NA IDADE ADULTA ADIANTADA.

MEU CASO....
INICIEI MINHA CARREIRA COM 17 ANOS, NA CONDIÇÃO DE SOLDADO FUZILEIRO NAVAL E POR MAIS DE TRES ANOS, SERVI A INFANTARIA.

EU TINHA E TENHO MUITO ORGULHO...

FIZ A PRIMEIRA PROVA PARA CABO E FIQUEI REPROVADO, TERIA ACEITADO BEM A DERROTA SE NÃO FOSSE ELES DAREM A NOTICIA EM FORMATURA, ONDE TODOS OUVIRAM.

ME SENTI MAL, MAS ME DEU FORÇAS PRA ESTUDAR PARA A PRÓXIMA PROVA.

E CONSEGUI. FIQUEI EM QUADRAGÉSIMO QUINTO LUGAR, MAS MEU CONCEITO ERA 03, CONSIDERADO BOCA PRETA, BOLA SETE E POR ESTE MOTIVO ESTAVA PEDINDO PARA AGUARDAR MINHA BAIXA EM CASA, NÃO ESPERAVA O BOM DESEMPENHO.

FUI ESCALDO PARA FAZER O EXAME PSICOTÉCNICO, PASSANDO CURSARIA MV (MECÂNICO DE VÔO), MAS PERCEBI QUE A GLORIOSA (MARINHA) TINHA OUTROS DONOS. ERAM 17 MARUJOS PARA 03 NAVAIS, TODOS OS NAVAIS FICARAM REPROVADOS.

USÁVAMOS NA ÉPOCA UMA FRASE INTERESSANTE, MAS QUE NÃO FAZIA MUITO SENTIDO PRA MIM ATÉ AQUELE MOMENTO:

E AÍ COMPANHEIRO, TÁ FELIZ COM A CARREIRA QUE ABRAÇASTE?
CUIDADO. ELA PODE ESTAR DE COSTA..."

MANDARAM QUE EU CURSASSE MO (MOTORES E MÁQUINAS), MOTORISTA E AUXILIAR DE MECÂNICA.

FIQUEI FELIZ. SÓ ASSIM SAIRIA DA LINHA DE FRENTE. ME DEDIQUEI A CARREIRA.

QUANDO NO TRABALHO CHEGAVA A TIRAR E COLOCAR POR VÁRIAS VEZES, MOTOR DE KOMBI.
ATÉ UM DIA CAIR COM O MOTOR SEM QUE NINGUEM VISSE, MAS A JUVENTUDE ESTAVA DO MEU LADO. NO MESMO DIA ESTAVA RECUPERADO DAS DORES.

TODOS SOUBERAM, MAS NINGUÉM ORIENTO-ME A ABRIR UM ATESTADO DE ORIGEM.

A IGNORÂNCIA REINAVA, NEM SABIA QUE ISSO EXISTIA. QUEM SE IMPORTAVA.

COM O TEMPO DEIXEI A MECÂNICA DE LADO E PASSEI A DIRIGIR ATÉ 19 HORAS POR DIA.

GOSTAVA POR QUE NÃO FICAVA A BORDO, MAS O CANSAÇO BATEU E ERA TARDE, QUASE NINGUÉM TINHA CARTEIRA D, ENTÃO EU SÓ PEGAVA VIATURAS PESADAS.
FIZ A PRIMEIRA PROVA PARA SARGENTO E FIQUEI REPROVADO, PERDI A SEGUNDA, MAS PASSEI NA TERCEIRA.

COM O PASSAR DO TEMPO FUI TRABALHAR NO CENTRO DE REPAROS, FAZENDO PARTE DE UMA EQUIPE DE MECÂNICOS E EM 2001 E, FAZENDO A MANUTENÇÃO DOS FREIOS DE UM CAMINHÃO MERCEDES BENZ AO FINAL DO SERVIÇO NÃO CONSEGUIA ANDAR.

TENHO DUAS TESTEMUNHAS...

PASSEI 19 DIAS SEM ANDAR DEITADO NA ENFERMARIA OU NO DORMITÓRIO. NÃO HOUVE NINGUÉM QUE ME ORIENTASSE A ABRIR UM ATESTADO DE ORIGEM.

MANTIVE-ME NA IGNORÂNCIA.

FIZ MINHA PRIMEIRA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM JUNHO DE 2001, SENDO CONSTATADO DUAS PROTUZÕES DISCAIS (HÉRNIAS DISCAIS), SEIS MESES DEPOIS FIZ OUTRA, NA INTENÇÃO DE OPERAR, POIS AS DORES ESTAVAM MUITO INTENSA, MAS FUI ORIENTADO PELOS MÉDICOS QUE A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA SÓ SERIA VIÁVEL EM ULTIMO CASO, QUE ME ADAPTARIA A DOR, ERA QUESTÃO DE TEMPO.
E FOI MESMO. HOJE CONVIVO COM ELA 24HS, MAS DA PRA VIVER...

DESDE ENTÃO ESTOU COM RECOMENDAÇÕES PELA JUNTA DE SAÚDE, JÁ SÃO QUASE 9 ANOS.

ESTOU NO MEU SEGUNDO LTS.

COM O PROBLEMA A TANTO TEMPO, COMECEI A PESQUISAR E POSSO ASSEGURAR QUE A CIRURGIA NÃO É VIÁVEL, DEPENDENDO DO CASO.


VEJA ESTA MATÉRIA DO JORNAL:
CIRURGIA DE HÉRNIA DE DISCO É DESNECESSÁRIA:
PACIENTES NÃO-OPERADOS TAMBÉM SE RECUPERAM, MAS OPERAÇÃO ALIVIA SINTOMAS MAIS DEPRESSA.

REPORTAGEM DE GINA KOLATA DO NEW YORK TIMES:

* NOVA YORK. PESSOAS COM HÉRNIA DE DISCO NORMALMENTE SE RECUPERAM COM OU SEM CIRURGIA, APONTA UM NOVO ESTUDO DIVULGADO ONTEM.
A PESQUISA, DE GRANDE AMOSTRAGEM, REVELA QUE A CIRURGIA APARENTEMENTE ALIVIA AS DORES MAIS DEPRESSA, MAS QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACABA SE RECUPERANDO DE UMA FORMA OU DE OUTRA.
O ESTUDO APONTA AINDA QUE N O HÁ QUALQUER DANO EM ESPERAR.
O TRABALHO, PUBLICADO NA REVISTA "THE JOURNAL OF THE AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION", PODE LEVAR A UMA MUDANÇA, DAS PRÁTICAS MÉDICAS, NA ANÁLISE DE ESPECIALISTAS.O ESTUDO NÃO APONTA UMA PRÁTICA VENCEDORA E, SEGUNDO OS MÉDICOS, A DECISÃO DE OPERAR OU NÃO DEVE SER BASEADA EM PREFER NCIAS PESSOAIS E NO NÍVEL DA DOR.
PACIENTES QUE SE SUBMETEM CIRURGIA RELATARAM ALÍVIO IMEDIATO. MAS COM TRÊS A SEIS MESES DE TRATAMENTO, TANTO PACIENTES OPERADOS QUANTO OS NÃO-OPERADOS APRESENTAM MELHORAS SIGNIFICATIVAS. APÓS DOIS ANOS, CERCA DE 70% DISSERAM TER TIDO "GRANDE MELHORA" NOS SINTOMAS. NENHUM DOS PACIENTES QUE ESPEROU APRESENTOU CONSEQUENCIAS SÉRIAS E NENHUM DOS QUE SE SUBMETERAM CIRURGIA TEVE RESULTADO DESASTROSO. MUITOS CIRURGIÕES TEMIAM QUE ESPERAR PUDESSE CAUSAR DANOS, MAS ESSE MEDO SE PROVOU INJUSTIFICÁVEL.
__ ACHO QUE ISSO TERÁ UM IMPACTO __AFIRMOU STEVEM R. GERFIN, COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA ORTOPÉDICA DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA, EM SAN DIEGO.__O ESTUDO DIZ QUE NÃO É PRECISO URGÊNCIA PARA A CIRURGIA. E TEMPO, GERALMENTE, É UM ALIADO, NÃO UM INIMIGO.
CERCA DE UM MILHÃO DE AMERICANOS SOFRE DE DORES NO NERVO CIÁTICO, SEGUNDO O ORTOPEDISTA JAMES WEINSTEIN, QUE COORDENOU O ESTUDO. O PROBLEMA OCORRE QUANDO O DISCO PRESSIONA A RAIZ DO NERVO CIÁTICO, QUE SE PROLONGA AO LONGO DA PARTE TRASEIRA DA PERNA. A CADA ANO, APROXIMADAMENTE 300 MIL AMERICANOS SE SUBMETEM CIRURGIA PARA ALIVIAR OS SINTOMAS.
ALGUNS MÉDICOS DIZEM AOS PACIENTES QUE, SE ADIAREM A CIRURGIA, CORREM O RISCO DE CAUSAR DANOS PERMANENTES AO NERVO, O QUE PODERIA PROVOCAR A PERDA DE CONTROLE DA PERNA E ATÉ MESMO DO INTESTINO E DA BEXIGA. MAS NADA DISSO FOI VERIFICADO NO ESTUDO, DO QUAL PARTICIPARAM DUAS MIL PESSOAS.

POR ISSO ACONSELHO AOS NAVEGANTES: ACONTECEU QUALQUER ACIDENTE, ABRA UM ATESTADO DE ORIGEM, NÃO DEIXEM QUE TE ENROLEM. FIQUE ESPERTO.

2 comentários:

  1. ESTE BLOG TEM A FINALIDADE DE MANTER INFORMADOS TODOS AQUELES QUE SE INTERESSAM POR CAUSAS RELATIVAS AOS MILITARES QUE TEM INUMEROS PROBLEMAS EM SUA CARREIRA TAIS COMO: SAÚDE, REFORMA, PUNIÇÕES, CARREIRA, DIREITOS, ETC....
    MUITOS SÃO OS DOCUMENTOS E ACONTECIMENTO QUE REGEM A VIDA DO MILITAR. AQUI TRATAREMOS DESTES E OUTROS ASSUNTOS, FIQUE ESPERTO.......!

    ResponderExcluir
  2. Li sua auto biografia, gostei, mas poderia ser mais atrativa se vc colocasse um pouco de sátira e ironia, afinal é disse que a "guerra" é feita. Mas lembrando-me de um passado bem recente e acho que seu avanço na Informática uma coisa quase sobrenatural.
    PARABÉNS,
    Uoly

    ResponderExcluir