sábado, 4 de abril de 2009

COLUNA


DOR NA COLUNA

A POPULAR DOR NA COLUNA PODE VIR DE MÚSCULOS, NERVOS, OSSOS, ARTICULAÇÕ ES OU OUTRAS ESTRUTURAS NA COLUNA VERTEBRAL.
A DOR PODE SER CONSTANTE OU INTERMITENTE, RESTRITA A UM LOCAL OU IRRADIAR PARA OUTRAS ÁREAS.
A DOR PODE SER SENTIDA NO PESCOÇO (PODENDO IRRADIAR PARA OS BRAÇOS), COLUNA SUPERIOR, OU NA REGIÃO LOMBAR (PODENDO IRRADIAR PARA AS PERNAS).

DOR NA COLUNA É UM DOS INCÔMODOS MAIS COMUNS DA HUMANIDADE. NOS ESTADOS UNIDOS A DOR NA REGIÃO LOMBAR, TAMBÉM CHAMADA DE LOMBALGIA, É A QUINTA CAUSA MAIS COMUM DE CONSULTAS MÉDICAS. EM TORNO DE 90% DOS ADULTOS EXPERIMENTAM DOR NA COLUNA EM ALGUM PONTO DA VIDA, E 50% DOS ADULTOS QUE TRABALHAM TEM DOR DE COLUNA TODOS OS ANOS.

GRAVIDADE DO PROBLEMA DE DOR NA COLUNA
EM GERAL A DOR NA COLUNA NÃO É SINAL DE PROBLEMA MÉDICO SÉRIO.
A GRANDE MAIORIA DOS CASOS DE DOR NA COLUNA SÃO BENIGNOS E NÃO PROGRESSIVOS.
A MAIORIA DAS SÍNDROMES DE DOR NA COLUNA SÃO DEVIDO A INFLAMAÇÃO, ESPECIALMENTE NA FASE AGUDA, A QUAL GERALMENTE DURA DE DUAS SEMANAS A TRES MESES.

EMBORA SEJA RARO, A DOR NA COLUNA PODE SER SINAL DE PROBLEMA MÉDICO.
GRAVE OS SEGUINTES CASOS:

* OS SINAIS DE ALERTA TÍPICOS DE PROBLEMA QUE REQUER TRATAMENTO PARA TODA A VIDA SÃO INCONTINENCIA DOS INTESTINOS E/OU DA BEXIGA, OU FRAQUEZA PROGRESSIVA NAS PERNAS;
PESSOAS COM ESSES SINTOMAS DEVEM PROCURAR CUIDADOS MÉDICOS.
* DOR NA COLUNA É SEVERA, COMO AQUELA QUE É FORTE O SUFICIENTE PARA INTERROMPER O SONO, A QUAL OCORRE JUNTO COM OUTROS SINAIS DE DOENÇA SÉRIA (FEBRE, PERDA DE PESO), PODE INDICAR UM PROBLEMA MÉDICO SÉRIO COMO CÂNCER;
* A DOR NA COLUNA OCORRE DEPOIS DE UM TRAUMA, COMO ACIDENTE DE CARRO OU QUEDA, A QUAL DEVE SER RAPIDAMENTE AVALIADA POR UM MÉDICO PARA VERIFICAR A OCORRENCIA DE FRATURA OU OUTRA LESÃO;
* A DOR NA COLUNA OCORRE EM PESSOAS COM PROBLEMAS MÉDICOS QUE AS COLOCA SOB RISCO DE FRATURA, COMO OSTEOPOROSE E MIELOMA MÚLTIPLO.
NESSES CASOS HÁ NECESSIDADE DE ATENÇÃO MÉDICA.

CAUSAS DA DOR NA COLUNA

A COLUNA VERTEBRAL É UMA INTERCONEXÃO COMPLEXA DE NERVOS, ARTICULAÇÕ ES, MÚSCULOS, TENDÕES E LIGAMENTOS, TODOS ESSES CAPAZES DE CAUSAR DOR.
NERVOS LONGOS QUE SE ORIGINAM NA COLUNA E VÃO ATÉ AS PERNAS E BRAÇOS PODEM FAZER A DOR IRRADIAR PARA AS EXTREMIDADES. A DOR NAS COSTAS ALGUMA VEZES TAMBÉM OCORRE QUANDO NÃO HÁ NENHUM PROBLEMA ANATÔMICO APARENTE. DISTENSÃO MUSCULAR É A CAUSA MAIS COMUM DE DOR LOMBAR, A QUAL COSTUMA DESAPARECER ENTRE DUAS E SEIS SEMANAS.
QUANDO A DOR NA COLUNA DURA MAIS DE TRES MESES, OU QUANDO HÁ MAIS DOR NA PERNA DO QUE NAS COSTAS, GERALMENTE É NECESSÁRIO UM DIAGNÓSTICO MAIS ESPECÍFICO.

HÁ VÁRIAS CAUSAS PARA A DOR NA REGIÃO LOMBAR E PERNAS: PARA ADULTOS DE MENOS DE 50 ANOS ELAS INCLUEM PROLAPSO OU HÉRNIA DE DISCO E DOENÇA DEGENERATIVA DO DISCO; PARA PESSOAS ACIMA DE 50 AS CAUSAS MAIS COMUNS SÃO OSTEOARTRITE E ESTENOSE ESPINHAL.

TRATAMENTO DA DOR NA COLUNA
NEM TODOS OS TRATAMENTOS PARA DOR NA COLUNA FUNCIONAM PARA OS DIVERSOS CASOS E INDIVÍDUOS NA MESMA CONDIÇÃO, E MUITOS ACHAM QUE PRECISAM TENTAR VARIAS OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA DESCOBRIR O QUE FUNCIONA MELHOR.

APENAS EM UMA MINORIA, ESTIMADA ENTRE 1-10% DOS CASOS, REQUER CIRURGIA. GERALMENTE ACREDITA-SE QUE ALGUMA FORMA DE ALONGAMENTO E EXERCÍCIO FÍSICO CONSISTENTE SEJAM UM COMPONENTE ESSENCIAL DOS PROGRAMAS PARA TRATAMENTO DE DOR DE COLUNA.

EU CUIDO DA MINHA COLUNA NA FISIOMED E RECOMENDO.
PROCUREM A DOUTORA GRAÇA.
NILÓPOLIS, RJ
ESTRADA GETÚLIO VARGAS, 1078 - CENTRO
CEP: 26510012
TEL: 021-2792-1949.
MARQUE UMA CONSULTA.......

Um comentário:

  1. ESTE BLOG TEM A FINALIDADE DE MANTER INFORMADOS TODOS AQUELES QUE SE INTERESSAM POR CAUSAS RELATIVAS AOS MILITARES QUE TEM INUMEROS PROBLEMAS EM SUA CARREIRA TAIS COMO: SAÚDE, REFORMA, PUNIÇÕES, CARREIRA, DIREITOS, ETC....
    MUITOS SÃO OS DOCUMENTOS E ACONTECIMENTO QUE REGEM A VIDA DO MILITAR. AQUI TRATAREMOS DESTES E OUTROS ASSUNTOS, FIQUE ESPERTO.......!

    ResponderExcluir